Duvidar de tudo
Meu primeiro livro é uma coletânea com cerca de oitenta textos que escrevi ao longo de aproximadamente quinze anos, e está dividido em três seções: 1) Filosofia, 2) Psicanálise e 3) Sociedade e Religião. A obra foi lançada em 2022 pela editora Alma Revolucionária e conta com mais de 380 páginas. Se você acompanha nosso trabalho pelo canal no YouTube ou pelo podcast no Spotify, então esta obra é para você.
Um dos objetivos desta obra é mostrar como podemos, através das lentes da filosofia e da psicanálise, enxergar tudo à nossa volta de outra forma, desde grandes questões filosóficas, como a existência de Deus e do mal no mundo, passando por eventos históricos, tais como o fascismo e a indústria cultural, até questões tão triviais quanto o fato de mulheres gostarem de flores ou a gravata ser um símbolo fálico inconsciente para os homens. Karl Marx, ao participar de um trabalho escolar de sua filha, respondeu que seu lema predileto era “De omnibus dubitandum est”, ou “duvidar de tudo”. É este também o convite que fazemos com esta obra.
Os diversos artigos e ensaios que compõem este livro não são o resultado de um percurso, mas o próprio caminho em si. Alguns são de caráter mais objetivo e acadêmico, como quando falamos sobre Adorno ou a relação entre Hegel e Freud, por exemplo. Outros, por sua vez, apresentam uma escrita mais leve, informal, até mesmo íntima, como aqueles em que relato e interpreto meus próprios sonhos. O fato de estarem reunidos e publicados aqui não significa que eu ainda concorde com tudo o que já escrevi. Se me perguntarem como se deu minha formação, respondo que foi não apenas estudando filosofia na universidade, mas também fora dela, observando o mundo, tentando compreendê-lo e registrando minhas impressões nestes textos que você tem agora em mãos.
Clique aqui para comprar o livro Duvidar de tudo: ensaios de filosofia e psicanálise