Get In Touch
541 Melville Ave, Palo Alto, CA 94301,
ask@ohio.clbthemes.com
Ph: +1.831.705.5448
Work Inquiries
work@ohio.clbthemes.com
Ph: +1.831.306.6725
Curso Filosofia para a vida: refletir para viver melhor

O principal objetivo deste curso é resumido por seu subtítulo: um retorno à filosofia como terapia para a alma. Sócrates afirmava que a filosofia não era mais que uma preparação para a morte, o que implica uma vida dedicada à reflexão, ao conhecimento de si mesmo e à temperança. Todas as escolas filosóficas gregas surgidas no período do helenismo, tais como a cirenaica, a cínica, a estoica e a epicurista, ligam-se a um aspecto ou outro da filosofia de Sócrates, e a partir delas temos uma concepção de filosofia que busca não apenas investigar o mundo, mas também orientar a prática por uma vida feliz e satisfatória.

Nos últimos séculos, todavia, a filosofia se afastou cada vez mais deste aspecto prático. Os filósofos abriram mão de um lugar importante na sociedade ao se encastelarem nas universidades escrevendo quase sempre apenas obras que, além de muito complexas, versam sobre temas que pouco interessam aos não-iniciados em filosofia. Comparemos esta situação com a de Aristóteles, por exemplo, que foi preceptor de Alexandre, o Grande. Ou então Sêneca, o qual não apenas educou pessoalmente o imperador romano Nero, mas também escreveu inúmeras cartas nas quais oferecia consolo filosófico individual a quem precisava. Esta função do filósofo na vida prática acabou se perdendo, de modo que estes hoje não andam mais pelas praças públicas questionando os outros, como o fazia Sócrates. Um dos objetivos de nosso curso é justamente trazer a filosofia de volta a todos aqueles que buscam viver de maneira mais satisfatória. É necessário não perder de vista, no entanto, que ambas as formas de fazer filosofia são essenciais e complementares, de modo que uma não deve ser reduzida à outra. Nosso diagnóstico não está sugerindo que a filosofia acadêmica seja abandonada, mas tão somente que devemos recuperar a filosofia também enquanto medicina para a alma.

Tal caracterização da filosofia enquanto medicina para a alma vem de Epicuro. O filósofo grego traçava uma analogia e afirmava que assim como a medicina de nada serviria se não curasse o corpo, tampouco a filosofia teria alguma utilidade se não curasse a alma. A filosofia tem, portanto, pelo menos este objetivo a cumprir – curar a alma -, sendo mais do que apenas a busca desinteressada pela verdade. A filosofia era vista na antiguidade como consoladora e capaz de auxiliar o indivíduo atribulado, perseguido, angustiado, injustiçado e, em alguns casos, até mesmo preso e condenado à morte. É o que vemos, por exemplo, na obra Consolação da filosofia, de Boécio. Publicada no ano 524 d.C., esta obra apresenta a filosofia personificada como uma mulher e conversando com o autor preso e condenado à morte, revelando um aspecto importante da atividade filosófica.

Nossos tempos precisam de filosofia cada vez mais. Vivemos hoje na chamada “sociedade do terapismo”, na qual questões meramente existenciais são tratadas como casos patológicos e onde psiquiatras são questionados sobre o sentido da vida. Nem todo sofrimento é doença, de modo que em muitos casos o auxílio de um filósofo é mais adequado do que o de um médico. Há doenças que provocam dores físicas, mas há dores da alma que não são oriundas de nenhuma enfermidade, mas simplesmente de nossa condição humana. Por outro lado, há também doenças silenciosas que não provocam dor alguma, de onde se segue que é um erro tratar qualquer sofrimento como patológico.

Nosso principal objetivo com este curso, portanto, é apresentar reflexões que lhe ajudem a encarar diversas situações de sua vida de uma outra perspectiva, levando você a um exame profundo não apenas de sua própria alma, no sentido grego da palavra psyché, mas também de seu lugar no mundo e de suas relações com os outros. Não temos o objetivo de oferecer respostas definitivas, e isso por duas razões: primeiro porque isso não seria mais filosofia, a qual consiste em abertura e investigação incessante; e em segundo lugar pelo fato de que cada indivíduo é único, de modo que apenas você pode encontrar as respostas que procura. Neste sentido, nosso curso cumpre apenas a função de provocar suas próprias reflexões filosóficas.

Para ver a grade curricular e fazer sua inscrição, basta clicar aqui.

Back

This website stores cookies on your computer. Cookie Policy